Esta lista de exercícios sobre Mitologia aborda a importância dos mitos na Grécia Antiga (cosmogonias, teogonias, narrativas orais, função social e cultural), a relação entre mitologia e religião (politeísmo, deuses antropomórficos), e a influência da mitologia na arte e literatura (como no teatro e nas epopeias homéricas). Também compara com a religiosidade de outras civilizações antigas como a egípcia e a mesopotâmica.
01. (U. E. de Montes Claros) No mundo grego, podemos encontrar uma série de relatos mitológicos sobre diversos aspectos da vida humana, da natureza, dos deuses e do universo. Dois tipos de relatos merecem destaque: as cosmogonias e as teogonias. Os relatos citados tratam da origem do(s)
02. (FATEC) Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da organização política Estado Islâmico (EI) foram os autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os militantes do EI acreditam que os sítios arqueológicos mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana e, por isso, devem ser destruídos.
Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia
03. (F. Ciências Médicas-MG) “Tétis entrega as novas armas a seu filho Aquiles e cuida do corpo de Pátroclo”...
“Mãe, estas armas que Hefesto me enviou, dizem bem com os trabalhos
dos imortais; nenhum homem seria capaz de forjá-las.
Vou para a luta aprontar-me, envergando-as; mas tenho receio
de que entrementes as moscas penetrem nas chagas abertas
pelo cruel bronze no corpo do filho do claro Menécio (Pátroclo)
e criem larvas, afeando, dessa arte, o cadáver do amigo -
ah, sem mais vida nenhuma - e estragando-lhe a bela aparência”.
ILÍADA - Homero, Canto XIX, v. 21-7.
Há mais de 2.500 anos, muito antes de Francesco Redi (1626 - 1697), podemos afirmar que os gregos:
04. (F. de Direito de Franca) Uma das manifestações culturais mais interessantes e influentes das cidades antigas foi o teatro. Surgiu na cidade de Atenas, no século V a.C..
Norberto Luiz Guarinello. A cidade na Antiguidade Clássica. São Paulo: Atual, 2006, p. 6.
É correto afirmar, a partir do texto e de seus conhecimentos, que o teatro na Grécia antiga,
05. (UFPA) “Os antigos gregos consideravam a memória uma entidade sobrenatural ou divina: era a deusa Mnemosyne, mãe das Musas, que protegem as artes e a história. A deusa Memória dava aos poetas e adivinhos o poder de voltar ao passado e de lembrá-los para a coletividade (...). Os historiadores antigos escreviam para que não fossem perdidos os feitos memoráveis dos humanos e para que servissem de exemplos às gerações futuras”
(CHAUÌ, M. Convite à Filosofia, São Paulo: Editora Ática, p.138)
A memória, para os gregos, tinha como função
06. (F. de Direito de Franca) "A elaboração de uma mitologia tinha evidentemente começado cedo entre os gregos; jamais ela tinha cessado onde quer que houvesse gregos, sempre oral e solenemente. Tratava-se de uma atividade social de alto nível, e não do devaneio fortuito de um poeta ou do excesso de imaginação de um camponês. O objeto essencial do mito eram as ações, e não as ideias, as convicções ou as representações simbólicas; eram os fatos — guerras, dilúvios, aventuras em terra, mar e ar, querelas familiares, nascimentos, casamentos e mortes. Escutando as narrativas, no decorrer dos ritos , vivia-se por procuração a experiência que outros tinham vivido."
M. I. Finley.O mundo de Ulisses Lisboa: Presença, 1972, p. 24-25. Adaptado.
Ao caracterizar o papel dos mitos na Grécia antiga, o texto