Esta lista de exercícios sobre o Princípio de Arquimedes explora o cálculo da força de empuxo em corpos total ou parcialmente submersos em fluidos, e as condições de flutuação.
1. (UE-PI) A existência de empuxo é um fenômeno observado:
2. (UERJ) Uma barca para transportar automóveis entre as margens de um rio, quando vazia, tem volume igual a 100 m³ e massa igual a 4,0.10
3. (Fuvest-SP) Imagine que, no final deste século XXI, os habitantes da Lua vivam em um grande complexo pressurizado, em condições equivalentes às da Terra, tendo como única diferença a aceleração da gravidade, que é menor na Lua. Considere as situações imaginadas bem como as possíveis descrições de seus resultados, se realizadas dentro desse complexo, na Lua:
I. Ao saltar, atinge-se uma altura maior do que quando o salto é realizado na Terra.
II. Se uma bola está boiando em uma piscina, essa bola manterá maior volume fora da água do que quando a experiência é realizada na Terra.
III. Em pista horizontal, um carro, com velocidade V0 consegue parar completamente em uma distância maior do que quando o carro é freado na Terra.
Assim, pode-se afirmar que estão corretos apenas os resultados propostos em:
04. (UFPEL-RS) A expressão “Isso é apenas a ponta de um iceberg” – muito usada conotativamente, hoje em dia, para mostrar que se vê apenas uma parte muito pequena de um problema, ficando o resto “escondido” – faz referência a uma situação física. Assinale a alternativa cujos dados se relacionam corretamente com essa situação.
05. (PUC-RS) Duas esferas metálicas, A e B, de mesmo volume e massas diferentes, estão totalmente imersas na água. Analisando essa situação, é possível afirmar que a intensidade do empuxo que a água exerce nas esferas:
06. (PUC-PR) O empuxo é um fenômeno bastante familiar. Um exemplo é a facilidade relativa com que você pode se levantar de dentro de uma piscina em comparação com tentar se levantar de fora da água, ou seja, no ar. De acordo com o princípio de Arquimedes, que define empuxo, marque a proposição correta:
07. (Unifor-CE) Uma esfera de volume 4,0 dm3 e massa 24 kg é colocada no fundo de uma piscina de 2,0 m de profundidade. Considerando a ação da água sobre a esfera, a aceleração local da gravidade igual a 10 m/s² e a densidade da água igual a 1,0 g/cm³, a intensidade da força exercida pela esfera sobre o fundo da piscina, em newtons, vale:
08. (UFPR) Um objeto sólido, com massa de 600 g e volume de 1 litro, está parcialmente imerso em um líquido, de maneira que 80% do seu volume está submerso. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², assinale a alternativa que apresenta a massa específica do líquido.
09. (Unifor-CE) O esquema representa dois corpos A e B em equilíbrio. As roldanas e os fios são considerados ideais. Nessas condições, sendo g = 10 m/s², a massa do corpo A igual a 8,0 kg e a massa do corpo B igual a 7,0 kg, o empuxo sobre o corpo B vale, em newtons:
10. (USF-SP) Uma viga prismática de madeira, de densidade 0,7 g/cm³, tem comprimento de 3 m, largura de 25 cm e altura de 20 cm. Quando colocada em água (densidade igual a 1 g/cm³), a altura da viga que ficará emersa corresponde a: