Esta lista de exercícios sobre a Segunda Lei de Kepler explora a relação entre a velocidade de um planeta e sua posição na órbita, e a constância da velocidade areolar.
01. (UEA - SIS) Dois planetas A e B descrevem suas respectivas órbitas em torno do Sol de um sistema solar. O raio médio da órbita de B é o dobro do raio médio da órbita de A. Baseando-se na Segunda Lei de Kepler, o período de revolução de B é
02. (UNICAMP) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante.
(Adaptado Marvin Perry, Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289.)
É correto afirmar que as leis de Kepler
03. (Mackenzie-SP) De acordo com uma das leis de Kepler, cada planeta completa (varre) áreas iguais em tempos iguais em torno do Sol.
Como as órbitas são elípticas, e o Sol ocupa um dos focos, conclui-se que:
I - Quando o planeta está mais próximo do Sol, sua velocidade aumenta.
II - Quando o planeta está mais distante do Sol, sua velocidade aumenta.
III - A velocidade do planeta em sua órbita elíptica independe de sua posição relativa ao Sol.
Responda de acordo com o código a seguir:
04. (UFPG) Aproximadamente durante um período de quase 2000 anos, a humanidade aceitou a teoria geocêntrica, isto é, a Terra como centro do Universo. Graças ao trabalho de grandes cientistas, entre eles Johannes Kepler, estabeleceu-se a verdade em relação ao Sistema Solar: a teoria heliocêntrica tendo o Sol como o centro do Sistema Solar e os planetas girando ao seu redor. Com relação às leis enunciadas por Kepler, assinale a alternativa correta.