Esta lista de exercícios de Atomística foca nos fundamentos da distribuição eletrônica. As questões abordam a determinação da configuração eletrônica em níveis e subníveis de energia, a identificação da camada de valência e a relação com a localização de elementos na Tabela Periódica.
1. (Unifor-CE) O átomo de um elemento químico tem 14 elétrons no 3º nível energético (n = 3). O número atômico desse elemento é:
2. (FEI-SP) A configuração eletrônica de um átomo neutro no estado fundamental é 1s
3. (Faculdades Positivo) A análise da distribuição eletrônica dos elementos, ao longo da Classificação Periódica, fornece-nos uma série de características quanto ao comportamento químico destes elementos.
Sendo dadas as distribuições eletrônicas para os átomos dos elementos genéricos A, B, C e D, no estado fundamental, é correto afirmar:
A – 1s B – 1s C – 1s D – 1s
4. (ITA) Considere as seguintes configurações eletrônicas de espécies no estado gasoso:
I. 1s II. 1s III. 1s IV. 1s V. 1s Assinale a alternativa ERRADA.
5. (FGV) O titânio e seus compostos são amplamente empregados tanto na área metalúrgica como na produção de cosméticos e fármacos. No Brasil, são extraídos os minérios na forma de óxidos, rutilo (TiO2) e ilmenita (FeTiO3). O titânio apresenta o mesmo estado de oxidação nesses dois minérios. O número de oxidação do titânio e a configuração eletrônica da camada de valência do ferro no estado de oxidação em que se encontra na ilmenita são, respectivamente
6. (UNITAU-SP) Um elemento químico X apresenta configuração eletrônica 1s² 2s² 2p
07. (UNI-RIO) “Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.”
Jornal do Brasil, outubro 1996.
Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será:
08. (Mack) Uma distribuição eletrônica possível para um elemento X, que pertence à mesma família do elemento bromo, cujo número atômico é igual a 35, é:
09. (Unaerp) O fenômeno da supercondução de eletricidade, descoberto em 1911, voltou a ser objeto da atenção do mundo científico com a constatação de Bednorz e Müller de que materiais cerâmicos podem exibir esse tipo de comportamento, valendo um prêmio Nobel a esses dois físicos em 1987. Um dos elementos químicos mais importantes na formulação da cerâmica supercondutora é o ítrio:
1s
10. (UDESC) Os elementos X e Y apresentam as seguintes configurações eletrônicas 1s² 2s² 2p
11. (UFSC) O número de elétrons em cada subnível do átomo estrôncio (38Sr) em ordem crescente de energia é:
12. (UNI-RIO)“Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.”
Jornal do Brasil, outubro 1996.
Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será:
13. (PUC) O número normal de subníveis existentes no quarto nível energético dos átomos é igual a:
14. (Unioeste-PR) Um átomo possui configuração eletrônica, cujo orbital mais energético é o 3d. Este orbital se encontra semi-preenchido. A respeito da configuração eletrônica deste átomo é CORRETO afirmar.
15. (OSEC) Sendo o subnível 4s1 (com um elétron) o mais energético de um átomo, podemos afirmar que:
I. o número total de elétrons desse átomo é igual a 19;
II. esse apresenta quatro camadas eletrônicas;
III. a sua configuração eletrônica é 1s² 2s² 2p
16. (UFPR) As propriedades das substâncias químicas podem ser previstas a partir das configurações eletrônicas dos seus elementos. De posse do número atômico, pode-se fazer a distribuição eletrônica e localizar a posição de um elemento na tabela periódica, ou mesmo prever as configurações dos seus íons.
Sendo o cálcio pertencente ao grupo dos alcalinos terrosos e possuindo número atômico Z = 20, a configuração eletrônica do seu cátion bivalente é: